Captação de Água de Chuva

Água de chuva é toda a água que cai sobre telhados ou outras superfícies e pode ser coletada, filtrada e armazenada.
O uso da água de chuva é uma prática muito antiga, evidências arqueológicas mostram que há 4.000 anos atrás o homem já coletava e armazenava a água precipitada dos céus.
A água está se tornando rapidamente um recurso escasso, e órgãos de controle do uso forçam a regularização e restrições na sua utilização, buscando economizá-la. A indústria tem respondido com mais e mais tecnologia aplicada nos equipamentos produzidos e métodos alternativos de irrigação.

 

 

Por que coletar Água de Chuva?

Esta prática de se coletar e armazenar a água deve-se principalmente a dois fatores: a qualidade da água quando capitada de telhados e o interesse na redução do consumo da água tratada fornecida pelas concessionárias.
As principais vantagens e benefícios dessa prática são inúmeros no âmbito ambiental, econômico e social, tendo economia nas contas de água e de energia. Depois do investimento inicial para a implantação do sistema, a água de chuva é gratuita. Sem contar que a água da chuva possui qualidade superior a qualquer outra quando utilizada para a irrigação de jardins.
Aqui no Brasil, as concessionárias que fornecem água tratada cobram a “taxa de esgoto”, que varia de 60% a 100% do valor da tarifa de água, para recolher, tratar e despejar a água resultante em algum curso de água. Ao usar a água da concessionária para irrigação, você esta pagando duas vezes por ela!
Coletando a água da chuva há também redução no impacto ambiental (inundações e erosões) tendo grande aplicação nos meses mais secos do ano, algumas vezes os meses de maior demanda por partes das plantas.

 

 

Qual é a quantidade de água necessária para jardim?

O pico de consumo de água acontece nos meses mais quentes e secos do ano.
Em alguns lugares, isso coincide com os meses de maior precipitação de chuvas, agravando muito a situação.
Para minimizar isso, algumas práticas podem ser adotadas já no projeto de implantação dos jardins, quando se pretende usar água de chuva para irrigação:

 

  1. Projete o jardim pensando em economizar água;
  2. Agrupe as plantas de necessidades hídricas similares;
  3. O preparo do solo com compostos que retém água reduzem muito a necessidade de irrigação;
  4. Sempre que possível, evite deixar partes do solo expostas, cobrindo-as com cascas de árvores, palha de cereais ou outros produtos;
  5. Mantenha seu jardim saudável, adubado e mantendo aparado.

 

IMPORTANTE

  • Se você quer operar seu sistema de irrigação com 100% de água de chuva, precisará armazenar água para todas essas operações durante o ano.
  • O solo é o maior tanque de armazenamento de água que o homem conhece. Um solo bem preparado, de boa composição e textura contribui muito para a redução nos volumes dos tanques de armazenamento de água de chuvas destinadas à irrigação.

Tanques de Armazenamento – Cisternas

Estes tanques de armazenamento são os produtos mais caros de todo o sistema de coleta e armazenagem de água de chuva.
Eles devem ter as paredes escuras e opacas para evitar a entrada de luz que facilita a proliferação das algas. Podem ser fabricados em alvenaria, polietileno, fibra vidro, etc.
Os tanques devem possuir alçapões de limpeza para permitir a entrada de pessoas ou de bombas de aspiração, para manutenção periódica.
Todas as entradas e saídas quando abertas ao exterior devem ter telas de proteção para evitar a entrada de insetos e pequenos animais na parte interior dos tanques.

OBSERVAÇÃO:
Escolher adequadamente o local de instalação, de modo a não interferir consideravelmente na paisagem local.

MODELOS

O modelo abaixo é projetado especialmente para armazenamento de água abaixo do solo, dessa forma, ficam enterradas.